Topo
 

Cores de olhos mais exóticas e raras do mundo

Cores de olhos mais exóticas e raras do mundo

Os olhos, além de ser o meio do nosso corpo ver o mundo, é um atributo importante de beleza. Cores como, azul, verde, castanho são comuns. Mas vocês já ouviram falar de pessoas com olhos vermelhos, por exemplo? E não estamos falando de vampiros.

O que causa as diferentes tonalidades dos olhos?

Esta é uma característica poligênica. Ou seja, a cor é uma junção de dois ou mais pares genéticos. A variação dela se dá através da quantidade de melanina na íris. No epitélio da íris, independente da cor, existe a pigmentação preta de melanina. A diferenciação entre os tons está na densidade do estroma dela. Dentro desta escala temos as cores fenótipas e anômalas.

Vermelho, rosa ou violeta

Pode ser difícil de acreditar, mas existem pessoas que possuem esta tonalidade de cor. Faz parte das cores anômalas. São consideradas as mais difíceis de serem encontradas. A cor vermelha é característica de pessoas albinas, que, dependendo da pigmentação, possuem olhos rosa ou vermelho.

Também produzido por falta de pigmentação em albinos, os violetas são bem raros. Isto porque podem escurecer com o tempo. A tonalidade pode ser encontrada, também, em bebês recém-nascidos. Os olhos da atriz Elizabeth Taylor (1932-2011) eram associados a esta cor. Mas, levando estes caráteres em consideração, é mais comum associa-los a uma variação de azul.

Âmbar, ocre ou mel

Também conhecidos como “olhos de lobo”. Faz parte da tonalidade fenótipa de cores. Possuem esta cor devido a maior concentração de liprocomo. A tonalidade é próxima do laranja-amarelado, diferente dos olhos avelãs, que são castanho-esverdeados. Em países Balcãs, como Hungria e Sérvia, é comum encontrar a tonalidade. No Brasil, Ceará e Paraíba possuem mais pessoas nesta categoria.

Avelã

Apesar dos olhos avelãs serem compostos de verde e castanho, a predominância da cor pode ser de ambas as cores. Possuem uma camada de melanina preta nas bordas e também podem possuir outra, azulada. São facilmente confundidos com verdes, castanhos ou âmbar.

Heterocromia

Esta é uma condição rara, em que a íris de um olho possui tonalidade diferente da do outro. Esta mudança pode ser parcial (com um olho possuindo duas cores distintas), ou setorial (cada olho com uma cor). As causas são bem distintas, como a síndrome de Horner, síndrome de Waandenburg ou lesões sofridas.

E seus olhos, em que cor se encaixam? Agora que conhece estas diferenças, fica mais fácil reconhecer as tonalidades das pessoas. O CLOF oferece uma gama de exames e especialdades para que você cuide bem dos seus olhos. Sejam eles azuis, castanhos ou avelã.

Referência:

Wikipedia

Compartilhe

No Comments

Postar um Comentário