Topo
 

Cuidados para ter com as lentes de contato

cuidados-com-lentes-de-contato

Cuidados para ter com as lentes de contato

Os problemas oftalmológicos são cada vez mais comuns, e a inda assim causam muito desconforto aos seus portadores, tanto pelas conseqüências de cada doença, quanto pela obrigação de utilizar medicamentos e os óculos.

Com a evolução dos métodos de correção é possível ter uma vida normal com a utilização dos óculos ou das lentes de contato. As lentes têm a vantagem primária de serem imperceptíveis mantendo a eficácia, favorecem a prática de exercícios e outras atividades sem problema algum.

No entanto, o cuidado com as lentes deve ser maior que com os outros métodos para que a saúde do usuário não seja comprometida.

 

Limpeza adequada

Nada de lavar ou aplicar qualquer tipo de solução que não tenha sido indicada para seu tipo de lente. Rígidas e gelatinosas exigem aplicação de soluções diferentes e específicas para não reagir em seu olho. Essas soluções de limpeza são responsáveis por eliminar microorganismos, enzimas ou proteínas que podem causar irritação ou doenças. Água corrente também não deve ser usada, a lente deve ser higienizada apenas com a solução.

 

Manter o estojo limpo

Para a limpeza ser eficaz o armazenamento também precisa ser adequado. Não adianta higienizar bem a lente se o estojinho de armazenamento estiver sujo . antes de limpá-la, com as mãos limpas usa água sabão e uma escovinha nova para limpa-lo. Faça isso sempre que possível não se esquecendo de esperar secar antes de armazenar as lentes.

 

Não usar por muito tempo direto

Ficar muito tempo com a lente fixada diminui a oxigenação da córnea bloqueando os efeitos nutrientes da lágrima e das pálpebras. Por isso é importante ficar um tempo do dia sem usar as lentes, especialmente a noite. Com as pálpebras fechadas durante a noite a oxigenação na córnea é ainda mais difícil , por isso se acontecer de você pegar no sono usando lentes irá perceber ao acordar que ela estará ressecada. Basta colocar um pouco de colírio para lubrificar e retirá-la sem problemas.

 

Colocar e retirar as lentes com cuidado

Como os olhos são partes sensíveis do corpo tirar e colocar as lentes pode parecer difícil no começo. Mas aprender a manuseá-las do jeito certo evitará que você machuque os olhos. Antes de tudo é necessário higienizar as mãos com água e sabão, e utilizando álcool após. Depois é preciso segurar a lente com a ponta dos dedos e colocá-la em direção da luz para verificar se esta do lado certo. Depois de verificar é preciso controlar a pálpebra superior e segurar a inferior com os dedos para encaixar a lente. Para retirar o processo é parecido. É preciso olhar para cima e retirá-la puxando para baixo.

 

Consultar o oftalmologista

A lente não é uma escolha independente, é preciso consultar o oftalmologista da mesma forma, pois a lente deve ser adequada e personalizada para cada paciente. O médico orientará tudo sobre as lentes antes do uso, e realizará o teste após para confirmar se a lente está apropriada para você.

Compartilhe

No Comments

Postar um Comentário